Prezados(as) Colegas Pedagogos e Acadêmicos em Pedagogia:
Segue anexo o Boletim INFORMATIVO 001/2012 do GNPe com informações diversas do interesse de nossa categoria, esperamos que todos leiam com atenção, reflitam e quando necessário se posicionem critico reflexivamente a respeito delas.
O destaque desta edição é a possibilidade de realizarmos em outubro próximo a I CONFERÊNCIA NACIONAL DOS PEDAGOGOS, oportunidade impar para discutirmos em fórum nacional específico de pedagogos questões do interesse da categoria, tanto no tocante a nossa organização nacional, quanto demandas e desafios profissionais em ambiente escolar e não-escolar. Pretendemos no próximo boletim (fevereiro) ou mais tardar no de março encaminhar uma proposta de programação para discussão com os companheiros(as) de forma a tentar viabilizar o evento e anunciá-lo oficialmente no Dia do Pedagogo – 20 de maio de 2012. A Coordenação Geral está elaborando a proposta a ser encaminhada.
Também está em fase final de sistematização, com as propostas enviadas no segundo semestre 2011, as minutas da nossa Carta de Princípios, proposta de Código de Ética Profissional e Projeto de Lei alternativo para a Regulamentação da Profissão a ser encaminhado ao Senado Federal, agora, no inicio dos trabalhos legislativos 2012 e para o Ministério da Educação, agora na gestão Aloysio Mercadante, cujos textos serão enviados a todos os colegas em breve também.
Também é destaque nesta edição, a divulgação de algumas posições de companheiros(as) que são contrários a criação dos Conselhos e/ou Regulamentação da Profissão. Respeitamos a opinião e o pensamento de todos e sua liberdade de expressá-los, desde que feito cordialmente, por meio de argumentos lógicos e fundamentados, evitando que a discussão paire exclusivamente no campo ideológico, filosófico, empírico ou simplesmente no campo da vontade, conveniência e interesses pessoais, o que não vem ao caso.
O GNPe mantém posição institucional que reflete a vontade da maioria dos membros que o compõe, respeitando o direito de membros discordantes, como manda os ditames da relação democrática entre pessoas.
Importante salientar que o fato de se cadastrar no grupo, não obriga e nem configura que a pessoa concorde com os posicionamentos institucionais, mas tão somente que é pedagogo e que participa com consciência e responsabilidade social dos interesses da categoria à qual pertence.
Conclamamos companheiros(as) de Estados onde ainda não há articuladores/mobilizadores, que se apresentem como tal e assumam esta tarefa de iniciar a organização da categoria em seus estados.
Também conclamamos a todos para que indiquem o grupo a outros(as) colegas pedagogos, de forma a ampliarmos ainda mais nossa base, fortalecendo o movimento de organização nacional em andamento.
Conclamamos, ainda, os companheiros do Grupo que atuam na Assistência Social/SUAS que busquem integrar-se aos Fóruns Estaduais de Trabalhadores SUAS em seus respectivos Estados, nos comunicando deste engajamento que é muito importante para que a categoria ocupe tal espaço que nos foi assegurado nesse ambiente não-escolar em franco crescimento e ampliação de oportunidades de atuação profissional socioassistencial. O caminho para saber onde o fórum se reúne é buscar tal informação junto ao CRESS – Conselho Regional de Serviço Social do Estado, pois este órgão tem tomado a frente da maioria das mobilizações dos Fóruns, assim como os CRPs – Conselhos Regionais de Psicologia, também.
Caso alguma informação tenha deixado de ser incluída no Boletim, por favor nos informe para que possamos incluí-la na próxima edição.
A lista de membros irá em outro e-mail, em função do tamanho dos arquivos.
Abraços,
GNPe
GRUPO NACIONAL DOS PEDAGOGOS